Get Adobe Flash player

Diretor-responsável: Júlia Maria Ferreira e Marcus Vinícius Ribeiro

Missão / objetivos do setor:

Desde que foi criada, a Assufemg entendeu a importância de promover a cultura, o lazer e o esporte entre os servidores. Sintonizada ao movimento político pela redemocratização do país e pelo fim do obscurantismo do regime militar, a entidade,
então um sindicato, pensava a cultura como uma questão estratégica na integração e na confraternização desta categoria. Se, no ideário dos criadores da associação, figurava a luta pelos direitos e pela dignidade dos trabalhadores, essa luta passava necessariamente pelo território da cultura, como se sabe, um fermento catalisador da atuação política: é através das atividades artísticas, esportivas e de natureza lúdica, parte indissociável da experiência humana, que se sedimentam e se renovam as esperanças, os desejos e os anseios de qualquer povo.
Já nos estatutos da Assufemg, portanto, constou que alguns setores seriam especialmente voltados à promoção da cultura, do lazer e do esporte. E desde a fundação da entidade até os dias de hoje não tem sido diferente: muitas são as atividades empreendidas pelas sucessivas diretorias no fomento a shows, palestras, apresentações teatrais, torneios esportivos, feiras de artesanato, oficinas diversas, entre outros. Nos tempos atuais, em que a cultura volta a ter uma importância crucial para esta casa, a diretoria Unificação para Continuar Crescendo dedica uma atenção especial à música, ao artesanato e às artes plásticas, visando resgatar os valores pelos quais a Assufemg foi originalmente criada. Estimular a cultura é também lutar pelos direitos dos trabalhadores, na medida em que é por esta via que se fortalecem as relações entre os homens.

Rosas de abril

A atuação da Assufemg no front da cultura, ao longo de sua história, resultou na gênese de um alentado projeto, realizado todos os anos, no mês de aniversário da entidade. Voltado aos servidores e à comunidade universitária, o exitoso Rosas de Abril já conta duas décadas de existência, trazendo ao campus da UFMG shows com artistas de renome, exposições de artes plásticas, torneios, debates sobre meio ambiente e política, feiras, além de um festival de música. Pelos seus propósitos e dimensões, o Rosas de Abril é hoje considerado o maior projeto cultural de uma entidade de trabalhadores em educação, no âmbito das universidades federais brasileiras. Sem nunca perder de vista a valorização da cultura e a integração da comunidade, o Rosas de Abril é, ainda, fator de comunhão entre os vários segmentos da UFMG, unidos em torno de uma alternativa de lazer saudável e formativa. Finalmente, tendo conquistado um lugar insubstituível no calendário anual de atividades da cidade, o Rosas projeta o nome da associação para além dos muros da universidade, tornando-se uma referência no cenário cultural brasileiro.

Festa da Criança

Os filhos dos associados também têm lugar de destaque na área cultural da Assufemg. Todos os anos, o mês de outubro celebra o Dia das Crianças, com atividades recreativas voltadas para a petizada. Na Festa da Criança da Assufemg, os pequenos podem aproveitar as brincadeiras, participar das atividades lúdicas, provar guloseimas distribuídas por monitores, além de curtir as apresentações de mágica e os shows musicais apresentados.

Festa Junina

Uma das atividades mais tradicionais da entidade, a festa junina da Assufemg é aguardada com ansiedade quando o meio do ano se aproxima. Na festa, compadre tira comadre para dançar, e todos têm bons motivos para arrastar o pé ao som de forrós e bandas de música sertaneja. Entre um quentão e outro, os servidores e seus familiares também podem provar as comidas típicas do período, além de esquentar os ossos ao calor de uma bela fogueira.

Feira de Artesanato

A Feira de Artesanato promovida pela Assufemg já faz parte do calendário de atividades culturais da UFMG.Realizada desde 2005, a Feira de Artesanato Assufemg acontece duas vezes ao ano, na Praça de Serviços do campus Universitário. A primeira mostra, no mês de abril, juntamente com o Projeto  Rosas de Abril, realizado para comemorar o aniversário da Associação, no dia 19 de abril.Outra edição acontece no segundo semestre.

A exposição traz ao campus Universitário, trabalhos artesanais feitos por artesãos, associados ou não, já que o evento é uma oportunidade aberta ao público externo também.Atualmente são 80 vagas, abertas primeiramente aos associados, e as demais para outros expositores.O principal critério de seleção, segundo o regulamento do evento é de que o produto a ser exposto seja artesanal.

Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários