Get Adobe Flash player
Página 1 de 11
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi fundada no dia 21 de abril de 1939[1]. É formada pelos cursos de graduação de Filosofia (diurno e noturno), Ciências Sociais (diurno), História (diurno e noturno), Psicologia (diurno), Comunicação Social (diurno e noturno), Antropologia (noturno), Ciências Socioambientais (noturno), Gestão Pública(noturno), além de cursos de Pós-Graduação e Extensão. Alunos de outros cursos, como DireitoAdministração e Geografia, estudam obrigatoriamente pelo menos um semestre nesta faculdade.


O Centro Pedagógico tem sua origem no antigo Ginásio de Aplicação da UFMG, fundado em 21 de abril de 1954 no bairro Santo Antônio, em cumprimento aos dispositivos legais instituídos pelo Decreto Lei nº 9053.
Em 1958, o Ginásio de Aplicação foi renomeado para Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia. Na ocasião, passou a oferecer os seguintes cursos: Ginasial, Científico, Clássico e Normal.
A partir de 1968, a UFMG passou por uma reestruturação que afetou também o Colégio de Aplicação. De acordo com os novos planos resultantes dessa política de reestruturação, o Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia tornou-se um Centro Pedagógico, integrado à Faculdade de Educação da UFMG, com a função básica de ofertar cursos relativos ao ensino de 1º e 2º graus.
Em 1972, o Centro Pedagógico foi transferido para o campus da Pampulha e passou a ter uma escola de 1º Grau, funcionando em prédio próprio, e paralelamente, um Colégio Técnico, oferecendo cursos de aperfeiçoamento profissional de nível médio.
Em 1997, baseado em orientações da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), a Escola de 1º grau recebeu uma nova denominação: Escola Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.
Em 2007, o Centro Pedagógico propriamente dito (orgão mantedor do Coltec e da escola fundamental) foi renomado para Escola de Educação Básica e Profissional, unidade especial cujo regimento foi aprovado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais pela Resolução N.º 05/2007, de 3 de maio de 2007.[1] Assim Centro Pedagógico passou a ser o nome apenas da antiga escola fundamental.

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários