Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

 

 

O campus Pampulha da UFMG vai abrigar neste sábado, 6 de março, um posto de vacinação da Prefeitura de Belo Horizonte no sistema drive-thru, em que as pessoas não saem do carro. Idosos de 86 a 88 anos residentes em Belo Horizonte receberão a segunda dose da vacina Coronavac, que será aplicada por equipe da Prefeitura. Na próxima semana (8 a 12 de março), pessoas de 80 a 85 anos serão imunizadas com a primeira dose.
O posto será montado na Unidade Administrativa II (entrada pela Avenida Abrahão Caram, 763, bairro São José) e funcionará das 8h às 15h.
Os profissionais da PBH contarão com apoio de infraestrutura – sobretudo de refrigeração para a conservação das vacinas – do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST), vinculado à Pró-reitoria de Recursos Humanos da UFMG, que tem sede no prédio da Unidade II. O campus Pampulha é um dos três postos extras exclusivos para o drive-thru.
Segundo a reitora Sandra Goulart Almeida, a UFMG tem oferecido apoio em várias áreas à Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da pandemia. Ela observa que o fácil acesso e os espaços amplos do campus favorecem a adoção do sistema em que as pessoas são vacinadas dentro dos automóveis. “O campus Pampulha é adequado ao objetivo de evitar aglomeração na espera pela vez de vacinar e o desconforto que as filas representam para os idosos”, ressalta.
Sandra Almeida afirma que a participação da UFMG nessa etapa do combate à pandemia, em que se priorizam os grupos vulneráveis, “reforça a atuação responsável e solidária da comunidade universitária”. “Estamos, como sempre, à disposição dos órgãos públicos, de todas as esferas, para otimizar as ações de enfrentamento à covid-19”, frisa.
Nos últimos anos, a UFMG tem feito parcerias com a Prefeitura em campanhas de imunização. O campus Pampulha abrigou postos de vacinação contra a influenza de 2018 a 2020. Em 2019, integrou a campanha da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Em 2017, foi a vez da imunização contra a febre amarela. Todos os anos, o público específico do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh é atendido prioritariamente como estratégia do Plano Nacional de Imunização (PNI).
De acordo com a vice-diretora do Dast, Catarina Mota Coelho, os profissionais do HC que atuam na linha de frente do combate à pandemia e que integram o principal grupo prioritário para a vacinação foram imunizados em fevereiro, com a primeira e a segunda doses da Coronavac.
Comunidade da UFMG
A administração da UFMG repassou às secretarias municipais de Saúde e Educação de Belo Horizonte os quantitativos referentes à comunidade universitária que devem ser incluídos na escala de grupos prioritários para a vacinação estabelecida pela Prefeitura. Segundo a reitora Sandra Goulart Almeida, professores, servidores técnico-administrativos, profissionais terceirizados e estudantes da UFMG podem ser contemplados como “demais trabalhadores da saúde” e “trabalhadores da educação”, categorias mencionadas nos itens 8 e 18 da escala de prioridades de vacinação da PBH.
Na semana de 8 a 12 de março, o posto da UFMG vai receber pessoas de 83 a 85 anos de idade todos os dias. Os idosos de 82 anos serão vacinados somente a partir da terça-feira, dia 9; os de 81, a partir da quarta, dia 10, e os de 80 anos, na quinta e na sexta-feira, dias 11 e 12.
Outras informações sobre a vacinação contra a covid-19 em Belo Horizonte estão disponíveis no portal da Prefeitura.
Fonte: Itamar Rigueira Jr.

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários