Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

 

 

 

Carnaval – O carnaval, maior festa popular do Brasil, é reflexo das muitas referências culturais dos povos que chegaram ao país. As festividades carnavalescas brasileiras contam com a dança e sonoridade essencialmente negras. São contribuições do negro no carnaval: a elaboração de gêneros musicais como o samba, o samba-enredo, o maracatu, o afoxé e o axé, a criação dos cordões, escolas de samba e muitos blocos famosos.

Bumba-meu-boi – O boi é uma das principais referências da cultura negra maranhense, presente em vários estados brasileiros.

Congado ou Congada – É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música.

Marabaixo – Festividade realizada pelas comunidades negras do estado do Amapá. Trata-se de uma homenagem ao Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade que tem início na Páscoa e segue até o Domingo do Senhor.

Maracatu de Baque Virado – Os grupos de Maracatu de Baque Virado integram os festejos carnavalescos com um cortejo real negro ricamente trajado com sedas, veludos, bordados e pedrarias, em referência à corte europeia. A música é composta por batuques da tradição africana fundamentados no Candomblé.

Maracatu de Baque Solto – É uma referência da cultura pernambucana, no qual figuram os caboclos de lança. A maioria dos integrantes são trabalhadores rurais que produzem as próprias fantasias, guiadas, relhos e chapéus.
Marujada – A Marujada marca os festejos dos santos padroeiros locais com desfiles do porto até a igreja, entoados pela bandinha, cujos componentes estão fardados de marujos.

Reisado de Congo – Festa popular da região do Cariri, no estado do Ceará, tem como característica o teatro urbano e as danças de cortejo, legados marcantes das festas religiosas de matriz africana.

Fonte: http://www.palmares.gov.br/?page_id=34089
http://unegroriodejaneiro.blogspot.com/…/historia-do-carnav…

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários