Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

 

 

O Center for Gastrointestinal Biology (CGB), do Instituto de Ciências Biológicas, promove, nos dias 22 e 23 de julho, a segunda edição do ImmunoNutri, evento que alia conceitos e estudos das áreas de imunologia e nutrição. As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira, 17.

Em formato dinâmico, com sessões de debate de curta duração, o evento contará com palestras de 20 pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da UFMG e UFRJ. Entre eles, Heitor Paula Neto, professor do Departamento de Biotecnologia Farmacêutica da UFRJ, falará sobre os benefícios da atividade física sob a perspectiva endócrina.

De acordo com a pesquisadora Maísa Antunes, coordenadora do evento, a proposta do ImmunoNutri é possibilitar que pesquisadores das áreas de imunologia e nutrição, que são correlatas, compartilhem resultados de estudos. “Apesar de relacionados, a junção de temas das duas áreas ainda é uma proposta muito inovadora”, destaca Maísa.

Outra finalidade do encontro é arrecadar recursos para as atividades do CGB, laboratório de referência no estudo de doenças hepáticas coordenado pelo professor Gustavo Menezes. Uma de suas descobertas mais recentes revelou, por exemplo, que o fígado de recém-nascidos exerce função predominantemente imunológica, e o desmame precoce pode predispor o organismo a doenças na vida adulta.

Os valores das inscrições serão destinados à compra de insumos, como reagentes e equipamentos básicos, essenciais para a continuidade de pesquisas realizadas no laboratório. Essa gestão é realizada no formato de crowdfunding para pesquisas. Prestações de contas periódicas e detalhadas da iniciativa de financiamento coletivo serão disponibilizadas nas redes sociais do evento.

Palestras técnicas
Os participantes também terão acesso a um conjunto de palestras técnicas que serão ministradas por especialistas de empresas apoiadoras do laboratório, que é único da América Latina a integrar a rede dos centros de excelência da Nikon, responsável pela produção de microscópios. A pesquisadora Karin Kieling, da Biolab Brasil, que representa a Nikon no país, falará sobre técnicas microscopia confocal. Já a Companhia Becton Dickinson (BD) apresentará novidades no campo dos processos de fluorescência. A Promega vai explicar os avanços na técnica RealTime PCR, utilizada para estudar expressão gênica. Já a especialista da InfinityPharma ministrará palestra sobre Probióticos: fatores de transferência e sistema imune.

Pôsteres
Uma novidade desta edição do ImmunoNutri são as apresentações em formato de pôster. Segundo Maísa Antunes, que é residente de pós-doutorado no ICB, a iniciativa contribui principalmente para graduandos e pós-graduandos em estágios iniciais de pesquisa, pois permite a eles explorar novas possibilidades indicadas pelos participantes. “Isso é muito importante para os alunos, pois muitos deles ainda estão em fase inicial dos projetos. Às vezes, o estudante quer apresentar o trabalho, mas considera que falta muito para arguição oral. A apresentação nessa modalidade permite que ele exponha seu projeto ainda em fase inicial, abrindo espaço para discutir o trabalho e, possivelmente, ter ideias e sugestões durante o evento”, explica.

Mais informações e a programação do evento, que será realizado no CAD1, no campus Pampulha, estão disponíveis na página do ImmunoNutri no Facebook.

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários