Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

.

Hoje, 20 de novembro, é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi instituída oficialmente através da lei nº 12.529, de 10 de novembro de 2011, e remete ao dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, em 1695.

.

O Quilombo de Palmares ficava na Serra da Barriga, antiga Capitania de Pernambuco. Hoje, a localidade integra o município de Unidão dos Palmares, no estado de Alagoas. O quilombo foi formado por volta do ano de 1597 por escravos fugitivos das lavouras de cana-de-açúcar.  O quilombo foi destruído pelo grupo de bandeirantes liderados por  Domingos Jorge Velho. Esse mesmo grupo foi responsável pela morte de Zumbi.

.

Com isso, o Dia Nacional da Consciência Negra nasceu de uma reivindicação de um símbolo histórico (Zumbi). Essa reivindicação começou na década de 1970, quando o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em congresso realizado em 1978, elegeu a figura de Zumbi como símbolo da luta e resistência dos escravos negros no Brasil durante o período de mais de 300 anos em que aqui vigorou o sistema escravocrata.

.

(Com História do Mundo)

.

#AssufemViva!

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários