Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

.

A comunidade acadêmica tem até 31 de agosto para encaminhar sugestões à Comissão de Sistematização referentes ao novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMG, relativo ao período 2018-2023.

.

O documento final será entregue pela Comissão no dia 28 de setembro, e o PDI será submetido à aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho Universitário em outubro deste ano. A comissão encarregada de formular o documento contará com membros da Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e de representantes da comunidade designados pelas câmaras do Cepe (ensino, pesquisa e extensão) dos três segmentos da comunidade universitária (professores, servidores técnico-administrativos e discentes).

.

O Plano de Desenvolvimento Institucional é dimensão obrigatória de avaliação das universidades, segundo determina a legislação que regulamenta o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O documento, segundo consta no próximo PDI, deve “possibilitar o alinhamento de planejamento e avaliação, sinalizando a direção a ser seguida e registrando o caminho percorrido pela instituição”. Ainda de acordo com a proposta, a construção do documento deve ser feita de forma autônoma e crítica, com atenção às referências legais e normativas, e seu texto “deve ser conciso e claro, de modo a permitir, tanto à própria UFMG como ao MEC, identificar e monitorar o cumprimento dos objetivos institucionais estabelecidos”.

.

Participação

.

Encontram-se previstas três formas para a participação dos membros da Comunidade Universitária no processo de elaboração do PDI 2018-2023:

.

1. Contribuições individuais. Cada membro da Comunidade Universitária é convidado a fazer a leitura dos documentos preliminares, podendo enviar sua opinião, crítica ou sugestão para o e-mail: pdi2018-2023@ufmg.br.

.

2. Discussão nas Unidades Acadêmicas. Cada Unidade deverá encaminhar uma discussão interna sobre o PDI da UFMG, de forma a contribuir com a presença de sua perspectiva na formulação do documento final. É recomendável que a estrutura formal pela qual se organiza a UFMG, incluindo cursos, departamentos, Congregações, seja mobilizada na discussão. Espera-se assim garantir que o PDI venha a contemplar toda a diversidade de áreas abrigadas na UFMG.

.

3. Audiências Públicas. Nessas audiências, a Comissão de Sistematização do PDI, indicada pelo CEPE, irá debater com a comunidade as bases conceituais subjacentes ao texto e acolher as sugestões da comunidade. Espera-se, nessas audiências, a coleta de subsídios inclusive para a seleção de um conjunto coerente de ações a serem indicadas como prioritárias para os próximos cinco anos. Após o recebimento de contribuições por esses três canais, a Comissão de Sistematização irá preparar o texto final do PDI, a ser encaminhado para discussão no CEPE e no Conselho Universitário.

.

Comissão

.

Conheça os integrantes da Comissão responsável em sistematizar o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMG 2018-2023, conforme Portaria nº119, clicando aqui.

.

Audiências públicas

.

Estão previstas três audiências públicas, a serem realizadas no Campus Pampulha, no Campus Saúde e no Campus Montes Claros:

.

• 22/08 (manhã): Campus Pampulha
• 22/08 (tarde): Campus Saúde
• 29/08: Campus Montes Claros

.

Nessas audiências será feita a apresentação da proposta preliminar do PDI pela Comissão de Sistematização, seguida da abertura de debate com os membros da comunidade. Espera-se especialmente a participação de pessoas que possam relatar os debates realizados no âmbito das Unidades ou no âmbito de grupos diversos que tenham se engajado na discussão.

.

A UFMG estimula uma ampla participação da comunidade nessas audiências, tendo em vista que esses serão momentos privilegiados para o debate e a síntese das ideias que se espera sejam representativas do conjunto da instituição.

.

Mais informações podem ser conferidas no site: https://www.ufmg.br/pdi/2018-2023 ou pelo e-mail: pdi2018-2023@ufmg.br

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários