Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

ASSUFEMGINFORMA-01

.

Serão abertas, em 7 de agosto, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). É uma ótima oportunidade para quem ainda não tirou certificado dos ensinos fundamental e médio. O exame não era usado para diplomação no ensino médio desde 2009. Traremos agora algumas informações relevantes.

.

  • O que é?

.

O Encceja é um exame gratuito e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. No Brasil e no exterior, o exame pode ser realizado para solicitar a certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A prova é destinada ao público com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova.

.

  • Data de realização da prova

.

8 de outubro (manhã e tarde)

  • Período de inscrição

.

Entre 7 e 18 de agosto.

.

  • Quem pode fazer a prova?

.

A partir de 15 anos para tentar o diploma do ensino fundamental; e a partir de 18 anos para tentar o diploma do ensino médio.

.

  • Documentos obrigatórios

.

O interessado deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da sua Cédula de Identidade. No caso de pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, o Responsável Pedagógico deve informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do interessado, documento obrigatório para a efetivação da inscrição.

.

  • Site de inscrição

O endereço do portal oficial para inscrições ainda não foi divulgado. Atualmente, o Inep mantém informações sobre o exame no endereço: http://portal.inep.gov.br/encceja

.

  • Conteúdo cobrado e o que estudar

.

Segundo o MEC, cada área do conhecimento tem uma Matriz de Referência composta por 30 habilidades. As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

.

  • Característica da prova

.

Cada prova é composta por uma redação e por 30 questões para cada nível de conhecimento, somando 120 questões. As questões serão do tipo múltipla escolha com quatro alternativas de resposta. A prova do ensino fundamental terá, pela manhã, ciências naturais, história e geografia. À tarde, lingua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e matemática. Já a prova do ensino médio terá, pela manhã, ciências da natureza e ciencias humanas. Durante a tarde são aplicadas as provas de linguagens e códigos, redação e matemática.

.

  • Pontuação para aprovação

.

Para obter a certificação, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame no mínimo o nível 100 (cem), em uma escala de proficiência que varia do nível 60 (sessenta) ao nível 180 (cento e oitenta).

.

  • É preciso fazer uma prova para cada etapa de ensino?

.

Não. Candidatos com mais de 18 anos que não têm o diploma do ensino fundamental podem prestar diretamente o Encceja para o diploma do ensino médio.

.

  • Diploma

A confecção dos diplomas ficará a cargo das secretarias estaduais.

.
Mais informações pelo site: http://portal.inep.gov.br/encceja

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários