Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

braco-ou-paletaA Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (17) a Operação Carne Fraca, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa liderada por fiscais agropecuários federais e empresários do agronegócio.

.

A operação detectou, em quase dois anos de investigação, que as Superintêndencias Regionais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Paraná, Minas Gerais e Goiás atuavam diretamente para proteger grupos empresariais em detrimento do interesse público.

.

Segundo a PF, os agentes públicos investigados, utilizando-se do poder fiscalizatório do cargo, mediante pagamento de propina, atuavam para facilitar a produção de alimentos adulterados, emitindo certificados sanitários sem qualquer fiscalização efetiva.

.

Entre os crimes citados na decisão que autoriza a prisão dos suspeitos, estão: reembalagem de produtos vencidos; excesso de água; inobservância da temperatura adequada das câmaras frigoríficas; assinaturas de certificados para exportação fora da sede da empresa e do Mapa, sem checagem in loco; venda de carne imprópria para o consumo humano; uso de produtos cancerígenos em doses altas para ocultar as características que impediriam o consumo pelo consumidor.

.

A investigações envolvem algumas das maiores empresas do país, entre elas a BRF Brasil, Seara e JBS.

.

O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, também é citado na investigação. Ele aparece em grampo interceptado pela operação conversando com o suposto líder do esquema criminoso, chamando-o de “grande chefe”. A PF, no entanto, não encontrou indícios de ilegalidade na conduta do ministro, que não é investigado.

.

Partidos Políticos

.

O delegado federal Maurício Moscardi Grillo afirmou nesta sexta-feira, 17, que parte do dinheiro arrecadado pelo esquema de corrupção envolvendo fiscais e maiores frigoríficos do País, descoberto pela Operação Carne Fraca, abastecia o PMDB e o PP.

.

“Dentro da investigação ficava bem claro que uma parte do dinheiro da propina era, sim, revertido para partido político. Caracteristicamente, já foi falado ao longo da investigação dois partidos que ficavam claro: o PP e o PMDB”, afirmou.

.

Veja a coletiva de imprensa da PF nesta sexta-feira

.

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários