O próximo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou agora à tarde sua equipe de trabalho que comandará as secretarias municipais durante seu governo, que começará em 2017. Além dos nomes foram divulgadas também mudanças em órgãos, autarquias e extinção de pastas.
.
Ao todo a prefeitura de BH terá apenas 2 órgãos autônomos, ao passo que anteriormente haviam 7. Na atual administração, Belo Horizonte possui 22 secretarias, e com a próxima gestão, serão 13.
.
A escolha dos secretários seguiu uma coerência de profissionais que atuam e/ou têm conhecimento em cada área. O vice-prefeito de Kalil, Paulo Lamac, comandará a Secretaria de Governo.
.
A Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social terá a incorporação da Assessoria de Comunicação Social, Assessoria Polícia Militar e Gabinete do Prefeito, que deixarão de ser órgãos. A pasta será comandada por Adriana Branco, que foi diretora-executiva do Atlético, quando Kalil era presidente do clube.
.
Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, André Abreu Reis comandará a Secretaria de Planejamento e Gestão.
.
A professora Ângela Dalben, doutora em educação pela UFMG, com experiência na rede municipal de ensino, será a Secretária de Educação.
.
A Secretaria Municipal da Fazenda estará sob responsabilidade de Fuad Noman, que possui experiência na área orçamentária e econômica.
.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial deixa de existir e passa a ser chamada Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e será assumida pelo professor Cláudio Beato, do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG.
.
O ex-jogador e técnico de vôlei, Bebeto de Freitas, comandará a Secretaria de Esportes e Lazer.
.
Quem assume a Secretaria de Meio Ambiente será Mário Werneck, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/MG.
.
O atual presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, será o Secretário de Desenvolvimento.
.
O dr. Jackson Machado Pinto, médico da Santa Casa, assume a Secretaria de Saúde.
.
Na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, quem comandará é Maria Fernandes Caldas, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG.
.
Maíra Colares, conselheira Estadual de Assistência Social e com experiência em projetos sociais, assume a cadeira de Políticas Sociais;
.
Na Defesa Civil, ficará o coronel Alexandre Lucas Alves.
.
Entre as empresas públicas, a Urbel será dirigida por Claudios Vinicius Leite, e a Sudecap, por Sylvio Malta.
.
Alexandre Kalil ainda anunciou mudanças profundas na Belotur, BHTrans, PBH Ativos, PRODABEL e Urbel, que, segundo ele, serão extintas no atual modelo.