Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

 

Programas de pós-graduação de excelência – com notas 6 ou 7 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – podem encaminhar, até a próxima sexta, 29, propostas para edital do Ministério da Educação (MEC) que prevê a realização de atividades de ensino e pesquisa e intercâmbio de docentes e discentes no âmbito da recém-criada Universidade em Rede do bloco Brics (Brics Network University – Brics NU).

O edital contempla seis áreas: Energia; Ciência da computação e segurança da informação; Estudos dos países do bloco Brics de Relações Internacionais, Ciências Políticas ou Ciências Sociais; Ecologia e mudanças climáticas; Recursos hídricos e tratamento da poluição; Economia. Na UFMG, professores de cursos que atendam às normas do edital devem encaminhar propostas aos colegiados de pós-graduação, que as repassarão à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), como ocorre em outros acordos internacionais.“Além de ofício do coordenador do respectivo programa de pós-graduação, explicitando o apoio do colegiado, deve ser anexada, em língua inglesa e com no máximo dez páginas, proposta ou projeto de pesquisa, conforme item 7.2 do edital MEC 03/2015, publicado no último dia 10 de dezembro”, esclarece o pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Humberto Osório Stumpf.
Ele destaca que os cursos aprovados pelo edital oferecerão, pela primeira vez, diplomação conjunta, já que a Brics NU envolve instituições de ensino superior de cinco países – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Para a professora Míriam Jorge, diretora-adjunta de relações internacionais, a iniciativa “fortalece a internacionalização da pós-graduação, proporciona maior integração dos programas e dos centros de estudos especializados da UFMG e marca o início de um tipo de rede de cooperação no âmbito dos países do bloco Brics”. A Universidade possui cinco centros de estudos especializados vinculados à DRI. Cada um deles está associado a um dos países do bloco Brics.

A seleção dos programas ocorrerá até março de 2016. O calendário do processo pode ser consultado no Edital 3/2015, do Ministério da Educação.Fonte:UFMF-22/1/16

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários