Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

O Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação – GEPMTE realizará na noite de 11 de setembro uma mesa-redonda para debater as “Particularidades da crise conjuntural e estrutural do sistema do capital no Brasil em um ano eleitoral”. A atividade contará com a presença dos professores convidados Ivo Tonet, da Universidade Federal de Alagoas, e Valério Arcary, do Cefet de São Paulo.
Pesquisadores de diversas áreas e integrantes de movimentos sociais são aguardados na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG para o debate, que tem como objetivo o diálogo acerca dos elementos que caracterizam o processo eleitoral no país em meio à crise do capital e a busca por alternativas possíveis para a construção de uma sociedade mais justa.
O evento, que é a terceira palestra promovida pelo grupo, integra o primeiro ciclo de estudos do GEPMTE, com o tema “A crise atual do sistema do capital em seus aspectos conjunturais e estruturais”. A primeira palestra apresentou “A crise estrutural do capital a partir de István Mészáros”, enquanto a segunda abordou “A crise estrutural e conjuntural do capital na perspectiva do marxismo”. As atividades promovidas pelo GEPMTE são voltadas para a universidade e para o movimento social, sempre abertas à participação de alunos, professores, ativistas e pesquisadores.
Sobre o GEPMTE
O GEPMTE, coordenado pelo professor doutor Hormindo Pereira de Souza Júnior, é um grupo de estudos e pesquisas vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (Nete) da FaE/UFMG e integra as atividades da linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana do Programa de Pós-Graduação em Educação. O principal objetivo do grupo é o estudo e aprofundamento da obra teórica fundada pelo pensador alemão Karl Marx. Assim, desenvolve estudos e pesquisas no campo de confluência entre trabalho e educação na perspectiva da ontologia do ser social de fundamentação marxiana.
Serviço
• “Particularidades da crise conjuntural e estrutural do sistema do capital no Brasil em um ano eleitoral”
• 11 de setembro (quinta-feira), das 18 às 22h
• Faculdade de Educação da UFMG – Auditório Luiz Pompeu Campos
• Entrada franca
• Informações: marxtrabalhoeeducacao@gmail.com
• Jornalista responsável: Luciana Praxedes – (31) 9570-6415-Fonte:UFMG-09/14

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários