Get Adobe Flash player
Página 1 de 11
O Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1.201, Centro) será palco nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 13h30, da abertura da 29ª edição do curso BH Itinerante, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). O BH Itinerante é um curso de extensão em educação ambiental que tem Belo Horizonte como espaço de ensino e aprendizagem. É semestral e tem aproximadamente 110 horas/aula.

A abertura terá como momento cultural a apresentação do grupo Xicas da Silva, formado exclusivamente por mulheres e que tem como proposta a afirmação da cultura popular brasileira ao estabelecer um repertório que reúne cirandas, rodas, congados, lundus, o canto das lavadeiras, folias e outras.
Também será realizada uma palestra com a antropóloga e documentarista Júnia Torres, da Associação Filmes de Quintal, que apresentará o tema “Diversidade Cultural em Belo Horizonte”.

O curso

O BH Itinerante, de acordo com Eliana Apgaua, uma das coordenadoras, é um curso de extensão em educação ambiental semestral, teórico e prático, com atividades internas e externas, sobre temas socioambientais. Utiliza-se da cidade de Belo Horizonte e de suas reservas naturais como espaço de aprendizado. É voltado para jovens e adultos, com o objetivo formar multiplicadores ambientais para promover ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade.

Segundo Fátima Sampaio, também coordenadora do curso, durante mais de quatro meses, e com 110 horas de aulas, o BH Itinerante irá desenvolver diversas atividades, como aulas de campo, palestras, grupos de debate e relatos de experiências. O conteúdo programático do curso inclui Agenda 21, ambiente urbano (água, solo, ar, flora e fauna), clima, conflitos ambientais urbanos, ecologia interior, fundamentos da educação ambiental, leitura ambiental, planejamento de oficinas e travessias, políticas públicas e redes socioambientais.

O BH Itinerante, ao longo das suas 28 edições anteriores, formou mais de 950 multiplicadores ambientais, responsáveis por difundir as práticas ambientais em todas as regiões de Belo Horizonte. Esses multiplicadores/agentes ambientais, formados ao longo dos últimos 14 anos, são capazes de difundir, dentro do seu convívio diário ou até mesmo em sua vizinhança, as boas práticas ambientais.

Atividades

Além do curso BH Itinerante, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibiliza diversos cursos gratuitos ao longo dos meses. Confira no quadro abaixo os cursos disponíveis no mês de agosto. Para mais informações ligue 3277-5199.

Fonte:PBH-12/08/14

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários