Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta quinta-feira, dia 6, uma campanha educativa para proporcionar à população de Belo Horizonte um aprendizado adequado para o uso do BRT Move, que entra em operação comercial no sábado, dia 8, com três linhas que vão circular pelo corredor Cristiano Machado, a partir da Estação São Gabriel. Em três filmes de um minuto veiculados pela televisão, a PBH informa sobre a lógica de funcionamento do novo sistema de transporte público da cidade, que será implantado em etapas, para facilitar a compreensão de todos. Termos como ‘estação de integração’, ‘estação de transferência’ e ‘linhas alimentadoras’ serão incorporados ao vocabulário corrente dos belo-horizontinos usuários do transporte coletivo.

Além da TV, a campanha informativa sobre o BRT Move estará nas rádios e na internet e, a partir de sábado, também nos jornais. Os vídeos veiculados podem ser conferidos neste link, dentro do site especial da PBH sobre o BRT Move (www.brtmove.pbh.gov.br), que traz diversas informações sobre o sistema.

O esforço da Prefeitura para esclarecer a população sobre a utilização e as vantagens do sistema BRT Move não para por aí. Folhetos contendo explicações detalhadas estão sendo distribuídos nos bairros e no entorno das estações que entram em operação nesta primeira etapa. Trezentos e trinta monitores treinados para prestar informações e orientar os passageiros estarão, a partir do dia 8, distribuídos pela Estação São Gabriel e pelas estações de transferência ao longo do corredor da Cristiano Machado e no Centro. O público contará, ainda, com o apoio dos agentes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra), e poderá se informar, também, pelo telefone 156.

Primeiras linhas em ação

As primeiras linhas troncais que entrarão em operação no sábado, dia 8, são a 83D (Estação São Gabriel/Centro-Direta), que sairá da Estação São Gabriel para o Centro, sem parar nas estações de transferência da avenida Cristiano Machado, a linha 83P (Estação São Gabriel/Centro-Paradora), sairá da Estação São Gabriel, com destino ao Centro, parando nas estações de transferência da avenida Cristiano Machado e a linha 82 (Estação São Gabriel/Savassi – Via Hospitais), que sairá da Estação São Gabriel e vai circular pela avenida Cristiano Machado, parando nas estações de transferência e seguindo pela avenida dos Andradas em direção à área hospitalar e à Savassi.

No Centro, as linhas 83D e 83P irão parar nas estações de transferência São Paulo, localizada na avenida Santos Dumont, e Tamoios, na avenida Paraná. A linha 82 terá pontos de parada nas avenidas dos Andradas e Afonso Pena e na rua Professor Moraes.

Nesta primeira fase, o BRT Move não vai circular no período noturno. À noite, os passageiros poderão usar as linhas convencionais que já circulam normalmente (é preciso consultar a operação noturna na estação). Nos domingos e feriados, a linha troncal do MOVE que irá circular é a 83P.

Nesta operação inicial da Estação São Gabriel, serão transportados cerca de 30 mil passageiros em cada dia útil, sendo 3.500 passageiros na hora de pico da manhã. Estarão em circulação 18 ônibus BRT Move, que atenderão às três linhas iniciais do corredor Cristiano Machado. Haverá veículos em reserva, prontos para entrar em operação caso a demanda seja necessária.

Vantagens e benefícios

Os usuários vão perceber de imediato as vantagens do novo sistema de transporte. Ele funciona com mais rapidez e os ônibus circulam em vias exclusivas, evitando congestionamentos. Além disso, os veículos têm ar condicionado, são maiores, mais modernos e mais confortáveis. O usuário poderá embarcar em linhas diretas para o centro da cidade com redução do tempo de viagem em cerca de 15 minutos.

Os pontos de ônibus tradicionais foram substituídos por estações modernas, que oferecem conforto e proteção aos usuários. Além disso, câmeras de vídeo instaladas nos ônibus e em todas as estações irão monitorar os vários ambientes, garantindo a segurança de todos. As estações têm porta de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, além do embarque em nível da plataforma. Os ônibus BRT Move que circularão na área central são equipados também com portas ao nível do calçamento, para facilitar o embarque e o desembarque.

Para agilizar o embarque, o pagamento da tarifa será feito fora dos ônibus. Todas as estações contam com catracas eletrônicas, nas quais o usuário passa o cartão BHBUS ou insere seu cartão unitário. Todos os cartões BHBUS serão aceitos para acesso ao BRT Move e para integração entre diferentes linhas. Os cartões unitários são vendidos nas estações de integração, no caso na São Gabriel, e nas estações de transferência, sendo possível ainda a recarga do cartão BHBUS Usuário.

As estações de transferência nas avenidas Paraná e Santos Dumont não contam com bilheteria. O usuário pode comprar ou recarregar seu cartão BHBUS ou comprar seu cartão unitário nos quiosques espalhados pelas seguintes esquinas da região: rua Rio de Janeiro com avenida Santos Dumont; rua São Paulo com avenida Santos Dumont; rua dos Tupinambás com avenida Paraná e rua dos Carijós com avenida Paraná.

|Fonte:PBH-06/03/14

 

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários