Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

Soluções tecnológicas aplicadas ou em desenvolvimento com o objetivo de promover eficiência na gestão das águas serão objeto da 1ª Mostra científica de recursos hídricos de Minas Gerais – Água e energia, que estará aberta ao público no saguão do prédio da Reitoria, no campus Pampulha, nos dias 25 e 26 de março.

Organizada pela Companhia de Energia de Minas Gerais (Cemig), a mostra vai expor trabalhos de pesquisadores ligados à área dos recursos hídricos, entre os quais três da UFMG.

A mostra integra a Semana das Águas 2014, que acontece nos dias 25 e 26 no auditório da Reitoria, e no dia 27 na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Com o tema Ciência e Inovação na Gestão das Águas, a Semana é promovida pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) em parceria com a Fundação Centro Internacional de Capacitação, Educação e Pesquisa Aplicada em Águas (Unesco-HidroEx), a UFMG e a Fiemg.

Segundo os organizadores, o evento tem como objetivo principal integrar o conhecimento científico e as soluções tecnológicas e inovadoras no processo da gestão de recursos hídricos do estado. A programação inclui seminários, minicursos, palestras e debates que abordarão como a ciência e a inovação podem promover um salto de qualidade na gestão das águas.

A palestra de abertura – Desafios do século 21: clima, água, ciência e tecnologia – será proferida pelo jornalista e sociólogo Sérgio Abranches, às 9h, no auditório da Reitoria.

Soluções tecnológicas
Entre as pesquisas que compõem a 1ª Mostra científica de recursos hídricos de Minas Gerais – Água e energia estão Avaliação de risco de morte de peixes em usinas da Cemig, desenvolvida pelo professor Alexandre Godinho, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG; Integridade biótica do reservatório e área de influência da UHE Nova Ponte; e Desenvolvimento de metodologia de determinação de vazão ecológica utilizando bioindicadores de qualidade de água – Bacia do Rio Grande, as duas últimas coordenados pelo professor Marcus Callisto, também do ICB.Fonte:UFMG-25/03/14

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários