Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

 

Divulgado hoje (segunda, 9), o Ranking Universitário Folha 2013 (RUF), que classifica as instituições brasileiras de ensino superior segundo os critérios ensino, inovação, mercado, pesquisa e internacionalização, atribuiu à UFMG a terceira maior pontuação geral.

No quesito ensino, a Universidade apresentou a melhora mais significativa em relação ao ranking do ano passado, pulando do quarto para o segundo lugar. Para o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, professor Renato de Lima Santos, esse resultado se torna ainda mais importante se considerado o histórico recente de expansão pelo qual passou o segmento, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “É extremamente positiva a constatação de que expandimos quantitativamente e ainda assim mantivemos patamar qualitativo satisfatório”, comenta.

O fator preponderante para o bom desempenho, segundo o pró-reitor, consiste na evolução conjunta das vertentes de ensino em graduação, pós-graduação e pesquisa. “O aprimoramento das duas últimas proporciona a qualificação do corpo docente, o que certamente reflete no ensino de graduação. É o que vem acontecendo na UFMG”, revela.

Para Renato, o sistema de rankings é valiosa ferramenta de orientação a respeito daquilo que deve ser priorizado em termos de ações acadêmicas na Universidade. “Embora sejamos responsáveis por 5,5% de toda a produção científica feita no país, ainda há cinco instituições brasileiras à nossa frente nesse aspecto. Isso mostra que podemos fazer ainda mais”, exemplifica.

O primeiro posto, assim como em 2012, pertence à Universidade de São Paulo (USP). Mais detalhes sobre a lista podem ser consultados no site do RUF.Fonte:UFMG-09/09/12

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários