Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

 

 

Cerca de 600 servidores da UFMG recebem a partir desta sexta-feira, 6, correspondência eletrônica com convite para realização de exames de saúde.

A mensagem, enviada pelo Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (Sast) da UFMG, dá instruções para que o servidor acesse o módulo Saúde/exame periódico no portal do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (www.siapenet.gov.br), para definir se deseja participar do processo. Os que aderirem serão orientados a preencher questionário e imprimir a guia de exames que irão apresentar no Hospital das Clínicas, na data agendada.

“Quem não quiser participar assina termo de responsabilidade que também está disponível no portal”, explica a enfermeira do trabalho Regina Campolina Barbosa. Para ter acesso ao sistema, é necessário possuir senha do Siape, o que deve ser providenciado junto ao departamento de pessoal de cada setor.

A iniciativa integra o programa de exames anuais que devem ser realizados por todos os órgãos federais, como define o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

O processo que começa esta semana serve como piloto, para a realização de eventuais ajustes, já que os exames passam a compor a rotina da Universidade. Estão previstos cerca de 650 exames por mês, que serão agendados de acordo com a data de nascimento do servidor.

Com a realização dos exames médicos periódicos, a UFMG pretende traçar um detalhado perfil epidemiológico de seus 7.300 servidores. Sistema informatizado específico associará os dados dos prontuários individuais a informações sobre as condições dos locais de trabalho e de mapas de risco ambiental, compondo base que dará subsídios para adoção de programas de prevenção para doenças prevalentes e acompanhamento dos pacientes de risco por meio de iniciativas de saúde suplementar.

“A interface com o ensino é outro aspecto fundamental, pois estabelece um vasto campo de treinamento e de pesquisa”, avalia o coordenador geral do Sast, professor Virgílio Baião Carneiro.

Leia mais sobre os exames periódicos.-Fonte:UFMG-06/09/12

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários