Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

 

 

A UFMG acaba de editar catálogo especial sobre os principais eventos internacionais a serem abrigados e promovidos pela instituição entre junho e novembro deste ano. A publicação, de 24 páginas, também apresenta balanço do processo de internacionalização, que vem sendo intensificado nos últimos anos.

O catálogo lista 16 eventos internacionais que acontecem na UFMG até o final de novembro, envolvendo pesquisadores, estudantes, profissionais e artistas de todos os continentes e dos mais diversos campos da ciência e da cultura.

As atividades ocorrerão no campus Pampulha, em outras dependências da Universidade em Belo Horizonte e abrangerão, ainda, as cidades históricas mineiras de Ouro Preto, Mariana, Sabará e Tiradentes.

Esses encontros culturais, acadêmicos e institucionais constituem uma dimensão do processo de internacionalização da universidade, segundo sublinha a publicação, cujo título UFMG do mundo faz alusão direta a essas importantes iniciativas que, nos últimos anos, têm ampliado sua projeção para além das fronteiras do Brasil.

Nos últimos sete anos, de acordo com dados expostos no balanço apresentado na parte inicial do catálogo especial, o número de convênios firmados com universidades de outros países mais do que dobrou, passando de 157 para 332. O mesmo movimento ascendente foi observado nos programas de intercâmbio, que saltaram de 36 para 111 entre 2006 e 2012.

A criação do Centro de Internacionalização da UFMG, com inauguração prevista para o ano que vem, é também destacada pela publicação. A nova unidade abrigará a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), o Instituto Confúcio e cinco centros de estudos dedicados a temas relacionados à África, América Latina, China, Europa e Índia.

Veja a versão em pdf do catálogo.Fonte:UFMG-06/06/13

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários