Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

No universo infantil, a brincadeira é parente próxima da vadiagem. Por isso, é trunfo com o qual o músico, compositor e professor de musicalização Pedro Lutterbach conta para mobilizar as crianças que participarão da oficina Musicalização Infantil, atração do 7º Festival de Verão.

Sua estratégia é potencializar a capacidade criativa por meio de exercícios de improvisação. “Considero a capacidade de inventar o nosso maior bem. Por isso, busco o estímulo da criação por meio do improviso. É um fator muito presente em minha aula”, aponta.

E nada melhor do que a brincadeira para estimular a inventividade infantil. É o momento em que as crianças estão – ou ao menos se sentem – livres. “Elas ‘abrem a guarda’”, afirma.

A intenção é que professor e alunos estejam em um mesmo plano, sem autoritarismo, de forma a facilitar a confiança e fomentar a troca de experiências. “Para isso, utilizamos a arte – neste caso, a música – como ferramenta”, diz.

A oficina Musicalização Infantil contará com violão e instrumentos musicais de percussão, além de papéis, canetinhas hidrocor, lápis, gibis e outros materiais.

Mais atrações para as crianças
O Festival de Verão 2013 conta com outras duas oficinas que também atendem ao público infantil. Desvio de objetos, por exemplo, vai trabalhar com sucatas eletrônicas e mecânicas, num exercício de desconstrução desses objetos. É aberta à participação de crianças a partir de 8 anos ao custo de R$ 20.

Gratuita, a Oficina errante – práticas do não saber é aberta a jovens de 8 a 13 anos, além de adultos. Com foco na experimentação, no improviso e na vadiagem, os participantes vão transitar pelas demais oficinas do festival, fazendo uma “colheita” da sucata em ruas e praças da capital.

Oficina Musicalização infantil
Local: Centro Cultural UFMG: Avenida Santos Dumont, 174, Praça da Estação
Valor da inscrição: R$ 20
Público: crianças (entre 5 e 7 anos) com alguma predisposição para aprender música
Vagas: Turma A (5 anos): 4. Turma B (6 anos): 4. Turma C (7 anos): 4. Turma D (6 e 7 anos): 4
Período: 9 a 12 de fevereiro
Horários: Turma A: 14h30 às 15h30. Turma B: 15h30 às 16h30. Turma C: 16h30 às 17h30. Turma D: 17h30 às 18h30.
Informações: (31) 3409-6411, festivalveraoufmg@gmail.com e
Material do aluno: caderno, canetas hidrocor e lápis

Fonte:UFMG-23/01/13

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários