Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) desenvolve o programa “O Óleo Nosso de Cada Dia” que apresenta informações sobre a coleta e a destinação do óleo de cozinha saturado à população. A primeira etapa do programa, de instalar um coletor público em cada uma das nove Secretarias de Administração Regional Municipal (SARMU), esta próxima de ser concluída. Hoje, apenas a Regional Nordeste não conta com o serviço, contudo, o coletor deve ser instalado nos próximos dias. Vale lembrar que a sede da Secretaria também conta com um coletor. O programa é uma parceria da PBH, através da (SMMA) e a Recóleo, empresa que faz a coleta e a destinação correta deste material.

O objetivo da iniciativa é fomentar a doação de óleo de cozinha saturado, pois a destinação incorreta desse produto pode trazer sérios problemas ao meio ambiente. Segundo a coordenadora do programa na SMMA, Ana Nagem, o óleo descartado de forma inadequada pode impermeabilizar o solo e rebaixar o lençol freático. “Além de trazer problemas para o solo, o descarte irregular também pode entupir os esgotos e ocasionar outros problemas”, explicou.

Ana Nagem também salientou que ao fim desta primeira etapa uma segunda se inicia: “a partir de agora, vamos levar os coletores a outras partes das regionais. Nossa intenção é instalar um coletor em cada equipamento público, como creches, escolas e postos de saúde”, concluiu.
Parceria

Desde o início o programa foram coletados cerca de mil litros de óleo. A parceria da SMMA com a Recóleo prevê que a empresa coloque containers para coleta do óleo de cozinha usado, em locais estabelecidos pela SMMA, cabendo àquela, o processamento, refinamento e destinação do produto final a outros consumidores, especificamente a refinarias que o utilizam como matéria-prima para o biodiesel. Esta parceria prevê, ainda, o monitoramento de todo esse processo, de modo que o beneficiamento total do óleo de cozinha seja o menos impactante possível ao meio ambiente.

Confira abaixo os locais de coleta

Regional Centro-Sul
Avenida Afonso Pena, 4.000 – Bairro Cruzeiro / Sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Regional Centro-Sul
Prédio da Regional, na Rua Tupis, 149 – Bairro Centro.

Regional Barreiro
(Parque das Águas) Avenida Ximango, 809 – Bairro Flávio Marques Lisboa.

Regional Oeste
CEVAE, na Rua Belfort Rocho, 215 – Bairro Nova Granada.

Regional Leste

Prédio da Regional, na Rua Lauro Jaques 20, Bairro Floresta.

Regional Norte

(Parque Nossa Senhora da Piedade) – Rua Rubens Souza Pimentel 750. Bairro Aarão Reis.

Regional Noroeste
Prédio da Regional, na Rua Peçanha, 144 – Carlos Prates.

Regional Venda Nova
Prédio da Regional, na Avenida Padre Pedro Pinto, 1.055 – Venda Nova.

Regional Pampulha
CEA Propam, na Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 501 -Bairro: Castelo. Fonte:PBH-27/06/12

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários