Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

A garganta possui estruturas cujos objetivos básicos são a defesa do organismo através de um tecido conhecido como linfóide. São as tonsilas (amígdalas), que podem ser palatinas ou faríngeas. Quando cresce muito, a tonsila faríngea de crianças pequenas é conhecida como adenóides. As tonsilas estão posicionadas estrategicamente nas entradas dos tubos digestivo e respiratório e combatem bactérias ou vírus que entram pelo nariz ou pela boca. Eles provocam uma reação inflamatória inicial das tonsilas e a partir daí o sistema imunológico produz anticorpos que podem proteger o organismo contra futuras infecções.

CAUSAS:

A irritação da garganta, que produz dor, pode ser causada por infecções bacterianas ou virais e exposição a vapores industriais e outros contaminantes.
A dor de garganta também pode ser causada pela congestão nasal, que faz as pessoas respirarem pela boca, não filtrando o ar, que colide diretamente com as paredes da garganta. O refluxo gastroesofágico faríngeo “queima”quimicamente a garganta com ácido clorídrico ( produzido normalmente no estômago ). As bebidas alcoólicas ( principalmente as destiladas ) também contribuem para desconfortos nessa região. O fumo, o chá, o chimarrão, o café e outras bebidas quentes também agridem essa região se mantiverem temperaturas superiores a 75°C.

O QUE SE DEVE FAZER:

• Evitar a exposição a contaminantes ambientais. Se a poluição for grande, não fazer exercícios em lugares abertos, procurar evitar a inalação direta de gases ou vapores e não respirar pela boca.
• Mesmo que o frio não cause nenhuma doença de maneira direta, ele pode contribuir para o aparecimento de infecções ao interferir com os mecanismos de defesa do corpo. Por isto, é bom evitar a exposição a mudanças bruscas de temperatura. Sugere-se também que se cubra o nariz e a boca quando estiver frio.
• Ingerir líquidos quentes, como chá, café, chimarrão e outras bebidas quentes, podem agredir a garganta se estiverem com temperaturas superiores a 75°C.

BUSCAR ATENDIMENTO MEDICO IMEDIATAMENTE SE:

  • Perceber nódulos doloridos no pescoço.
  • A dor persistir por mais de três dias.
  • Desenvolver febre alta.

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários