Get Adobe Flash player
Página 1 de 11

Queimaduras

Elas podem ser causadas por calor seco (fogo) ou calor úmido (vapor, líquidos quentes), eletricidade, produtos químicos corrosivos e radiação, na qual se inclui a queimadura de sol. Por isso se diz que elas podem ser térmicas, elétricas ou químicas. A maioria das queimaduras são curadas depois e uma a três semanas. A área atingida deve ser resfriada sob uma torneira aberta. Depois, aplique compressas de água fria mas não gelada. No primeiro momento, não aplicar nenhuma pomada ou creme, nem furar as bolhas que possam formar-se na pele. As queimaduras são classificadas em três graus diferentes e em cada um deles os sintomas podem ser bem distintos. As de primeiro grau, as queimaduras leves, superficiais, se manifestam com vermelhidão, inchaço e dor. Nas queimaduras de segundo grau a dor é mais intensa e normalmente aparecem bolhas ou umidade na região afetada. Já nas queimaduras graves de terceiro grau a pele se apresenta esbranquiçada ou carbonizada e há
pouca ou nenhuma dor.

PREVENÇÃO

· Como a maioria das queimaduras é domestica, como contatos com fogo, objetos quentes, água fervente, vapor, substancias químicas e irradiações solares ou com choque elétrico, além dos cuidados normais, é preciso ter um cuidado muito especial com as crianças

. O corpo de bombeiros, em seu site sobre emergências, diz “Deixe seu filho chorar na porta da cozinha para que ele não chore na porta do hospital”.
· Usar protetor solar sempre que estiver exposto à luz do sol, especialmente entre 10 e 16 horas.
· Não fumar na cama.
· Verificar sempre a fiação dos cabos elétricos da casa, evitando que fiquem descobertos.
· Não segurar o bebe enquanto estiver cozinhando ou bebendo algo quente. Ele pode fazer movimentos bruscos e queimar-se com líquidos que se derramam.

O QUE NÃO SE DEVE FAZER:

· Se as roupas da pessoa queimada estiverem em chamas, não a deixe correr. Se necessário, derrube-a no chão e cubra-a com um tecido como coberto, tapete ou casaco, ou faça ela rolar no chão. Em seguida, procure auxilio médico imediatamente.
· Não tocar a área afetada e nunca furar as bolhas.
· Não tentar retirar pedaços de roupa grudados na pele. Se for preciso, recorte em volta da roupa que esta sobre a área afetada.
· Não use manteiga, pomada, creme dental, borra de café ou qualquer outro produto domestico sobre a queimadura.
· Não cubra a queimadura com algodão nem use gelo ou água gelada para resfriar a região.

O QUE SE DEVE FAZER:

· Manter a calma e tentar tranqüilizar a pessoa que se queimou.
· Se a queimadura for de pouca extensão, resfriar o local com água fria imediatamente. Seque o local delicadamente com um pano limpo ou chumaços de gaze. Cobrir o ferimento com compressas de gaze.
· Retirar da pessoa queimada quaisquer objetos que possam comprimir os tecidos afetados, como anéis pulseiras ou cintos.
· Em queimaduras de segundo grau, aplicar água fria e cobrir a área afetada com compressas de gaze embebida em vaselina estéril.
· Manter a região queimada mais elevada do que o resto do corpo, para diminuir o inchaço.
· Dar bastante líquido para a pessoa ingerir, para ajudar a prevenir a desidratação, e, se houver muita dor, ministrar um analgésico como dipirona, paracetamol (acetaminofeno), ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno.
· No caso de queimaduras químicas, que são sempre graves, retirar as roupas da vitima, tendo o cuidado de não queimar as próprias mãos. Lave o local com água corrente por 10 minutos (se forem os olhos por 15 minutos), enxugar delicadamente e cobrir com um curativo
limpo e seco.
· Se a queimadura for extensa ou de terceiro grau, procurar ajuda médica imediatamente.

Deixe um comentário

Página 1 de 11
Notícias por categoria
Notícias anteriores
Comentários